SANKALPA

SANKALPA
Swami Niranjanananda Saraswati

Deveríamos fazer um Sankalpa, deveríamos plantar uma semente por dentro. Da mesma maneira que a natureza manifesta a beleza da criação em uma planta, também podemos visualizar as possibilidades de criação com a plantação de um Sankalpa. Uma semente nova provê uma visão das possibilidades de criação, enaltecendo, inspirando e encorajando quem a plantou.

A semente, a resolução, o Sankalpa, tem que ter um porte em sua vida inteira. Tem que se tornar uma parte de você até que você deixe este corpo, e não só um pensamento para o dia. Caso contrário confundiremos nosso Sankalpa com nossos desejos e nossos sonhos. Desejos e sonhos podem nos levar na direção certa e também na direção errada. Nós desejamos e o Sankalpa se torna aquele desejo. Nós sonhamos e o Sankalpa se torna aquele O Sankalpa tem que estar baseado nas realidades nas quais nós vivemos. Se o Sankalpa é para ter um efeito em vinte, quarenta ou cinqüenta anos, então a preparação tem que ser feita corretamente. Por exemplo, a visão de Swami Sivananda de uma Universidade de Yoga foi completada por Swami Satyananda com a criação de Ganga Darshan. Isto pôs o trabalho de chão para algo maior e o propósito se tornou claro mais tarde.

Um Sankalpa deveria ser moldado a alcançar, atingir e nos conduzir à experiência de mudança e transformação.

Quando você ouve, sente, apreende ou vê algo agradável ou desagradável, você nota uma mudança em sua mente e emoções. Você não só deveria notar, mas deveria experimentar e viver aquela transformação. Se você viveu um momento de felicidade por um só segundo no ano passado, então aquela experiência pode ser estendida. Ganhar a habilidade para estender o comprimento da experiência é o propósito do Tantra, que está na forma de Shaktipat, Yoga, estilo de vida, um pensamento, convicção, ritual ou filosofia.

Assim, faça uma resolução que alcance conseqüências longe em sua vida, para o seu bem-estar e bem-estar de todos interessados. A resolução deveria expressar sua criatividade, seus sentimentos compassivos, honestidade Se você quiser fazer um Sankalpa Yogi, então adote o Dezoito ‘Ities’ de Swami Sivananda.

1) Serenidade
2) Regularidade
3) Ausência de Vaidade
4) Sinceridade
5) Simplicidade
6) Veracidade
7) Equanimidade
8) Estabilidade
9) Não-irritabilidade
10) Adaptabilidade
11) Humildade
12) Tenacidade
13) Integridade
14) Nobreza
15) Magnanimidade
16) Caridade
17) Generosidade
18) Pureza

Cada mês pratique um ‘ity’. Se você puder viver estes dezoito ‘ities’, durante dezoito meses, você ganhará algo inestimável em sua vida. Quem sabe, talvez a imortalidade plena.