NOSSA ESCOLA

MESTRES INSPIRADORES

Os Mestres de Yoga são pessoas especiais. Visionários por natureza, são capazes de guiar e iluminar a vida de milhares de pessoas. Seus ensinamentos transcendem o tempo e o espaço. A vida de cada mestre traz lições ancoradas na verdade e no amor. Por isso vale à pena se inspirar um pouco.

Conheça um pouco sobre os mestres inspiradores da nossa escola:

SWAMI SATYANANDA SARASWATI

Swami Satyananda Saraswati nasceu em Almora, no estado de Uttaranchal, no norte da Índia, em 1923.

Em 1943, encontrou Swami Sivananda Saraswati em Rishikesh que o iniciou na ordem de Dashnami Sannyasa em 12 de setembro de 1947. Servindo seu Guru por 12 anos, ele aperfeiçoou cada aspecto de sua vida.

Em 1956, Swami Satyananda viajou através do subcontinente indiano levando uma vida de Parivrajaka, (peregrino) e começou a formular suas idéias e métodos sobre como levar o Yoga para todo o mundo.

Em 1962, fundou o Internacional Yoga Fellowship Movement, com o objetivo de criar uma fraternidade global de Yoga. Em 1963, estabeleceu a Bihar School of Yoga em Munger, Bihar. De 1963 a 1983, levou o Yoga a os quatro cantos do mundo e seus ensinamentos se expandiram rapidamente. Bihar Yoga desenvolveu-se baseado numa tradição combinando conhecimento clássico com entendimento experimental. Em 1984, fundou o Yoga Research Foundation para sincronizar as pesquisas científicas com Yoga e o Sivananda Math para assistir populações mais desfavorecidas. Muitos foram inspirados pelas suas idéias e ele iniciou milhares de pessoas no caminho do Yoga. Escreveu mais de 80 livros sobre Yoga.

Em 1988, Swami Satyananda, carinhosamente chamado de Sri Swamiji renunciou a tudo que fundou; e fez peregrinações em locais especias da Índia. Em 1989, Rikhia, uma vila desprivilegiada aos arredores de Deoghar foi revelada para ele, onde ele se estabeleceu para viver e realizar Práticas elevadas em reclusão.

Recebendo uma inspiração elevada para amparar seus vizinhos em 1991, o Ashram de Swami Satyananda começou a ajudar várias vilas desfavorecidas na região com o propósito de levar paz, plenitude e prosperidade para todos. Em 2007, fundou Rikhiapeeth (a cidade de Rikhia), com o mandato de “Servir, Amar e Doar”.

Em 5 de dezembro de 2009, Swami Satyananda alcançou Mahasamadhi, uma conquista Yogi de deixar o corpo voluntariamente para se tornar Um com a consciência universal.

SWAMI NIRANJANANANDA SARASWATI

Nasceu em Radnandgon(Índia) em 1960 e viveu com Swami Satyananda Saraswati desde a idade de 4 anos, na Bihar School of Yoga, em Munger, onde recebeu treinamento em yoga e ciências espirituais através de Yoga Nidra. Viveu 11 anos fora da Índia (Austrália, Áustria, Colômbia, Estados Unidos), ganhando habilidades para lidar e entender as diferentes culturas e ajudando a estabelecer Ashrams e centros em várias partes do mundo.

Em 1990 foi iniciado como Paramahamsa Sannyasi. Em 1995 foi apontado como sucessor de Swami Satyananda Saraswati, estabeleceu a primeira universidade de Yoga no mundo (Bihar Yoga Bharati) e iniciou um grande movimento de Yoga para jovens de todas as idades chamado de Yoga Mitra Mandal, com o objetivo de proporcionar aos jovens condições favoráveis para desenvolverem seus talentos e confiança para realizarem seus sonhos. Viajou extensivamente pelo mundo até 2009 quando recebeu a orientação de Swami Satyananda de estabelecer um Ashram para resgatar a tradição do Sannyasi na Índia. Swami Niranjan é autor de vários livros clássicos sobre Yoga, Tantra e espiritualidade. Possui uma fonte inspiradora de sabedoria em todos os aspectos da filosofia do Yoga, prática e estilo de vida.

Lançou as bases que preservaram e regeneraram a tradição milenar do Yoga combinando metodologia científica e acadêmica e continua a nutrir e a expandir a missão de seu Guru.

SWAMI SATYASANGANANDA SARASWATI

Swami Satyasangananda Saraswati, carinhosamente chamada de Swami Satsangi, nasceu em 1953 em Chadorenagore, região oeste de Bengal (Índia).

Ela é uma erudita com insights profundos nas tradições de Yoga e Tantra, assim como nas ciências e filosofias modernas. Swami Satsangi foi iniciada por Swami Satyananda com a idade de 22 anos. A partir de 1981, viajou incessantemente com Paramahamsa Satyananda acompanhando-o em programas , seminários e convenções de Yoga dentro e fora da Índia. Swami Satsangi se tornou um canal eficiente da visão e ensinamentos de seu Guru. Atualmente ela coordena as atividades do Shivananda Math em Rikhia, Índia, trabalhando incansavelmente com compaixão, para melhorar a qualidade de vida nas áreas mais pobres e negligenciadas da região. É considerada o pilar da visão de Swami Satyananda.

Atualmente além de administrar o Ashram de Rikhiapeeth , ela viaja pelo mundo transmitindo sua sabedoria ancorada na experiência de viver lado a lado com um grande mestre. Em 2011 visitou o Brasil a convite do Satyananda Yoga Center (BH).